O "Tim Duncan português" ainda brilha na Liga aos 40 anos

Mais velho jogador do campeonato, Nuno Marçal torna-se hoje quarentão e ainda lidera os marcadores
Publicado a
Atualizado a

No basquetebol português, a idade ainda é um posto. Que o diga Nuno Marçal, melhor marcador da Liga aos 40 anos. É precisamente hoje que o extremo/poste do Maia Basket se junta ao clube dos quarentões, mais um motivo de festa numa época que está a começar em grande. Ao fim de cinco jornadas, lidera as estatísticas com uma média de 22,6 pontos por jogo, número impressionante para o jogador mais velho em atividade na prova.

O segredo para tamanha longevidade, revela, está na alegria com que encara cada desafio. Esta tarde, quando entrar em campo para defrontar o Galitos, será como se ainda estivéssemos nos anos 90, pavilhão a abarrotar, emoções ao rubro a fazer lembrar a época dourada da modalidade no nosso país. "Continuo a sentir-me feliz. Se pudesse, jogava até aos 50", conta o aniversariante ao DN.

No balneário, já lhe chamaram "o Tim Duncan português". A comparação com o veterano pentacampeão da NBA pelos San Antonio Spurs, que aos 39 anos continua a exibir-se ao mais alto nível, é lisonjeante. Só que o internacional português não é propriamente fã da analogia. "É claro que todos temos as nossas referências. A minha era o Larry Bird. Mas sempre tentei evitar essas comparações... Sou apenas o Nuno Marçal", atira humildemente. Por agora, a retirada ainda não está nos seus horizontes.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt